Vivemos em um país onde a atividade de empresário é sempre cercada de incertezas, dificuldades e desafios diários. O empresário brasileiro é sempre visto como alguém que busca apenas explorar a mão de obra alheia visando única e exclusivamente o lucro.
Uma simples analise do aspecto empresarial desmente tal teoria puramente ideológica. Hoje temos 27 % do PIB nacional advindos de 9 milhões de micro empresas que arduamente trabalham em favor da economia brasileira, dados estes do próprio SEBRAE.
Existem diversas áreas que devemos levar em consideração dentro de uma empresa, dentre elas podemos destacar a contabilidade, e a parte tributaria, principais áreas de conflito no dia a dia do empresário. O último relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicado em julho deste ano, mostra que a tributação das empresas chegou a 34% no Brasil, a quarta maior entre 109 países.
Por tal motivo, o Estado sempre busca maior arrecadação e consequentemente traz mais custos aos empresários. Para que uma empresa seja bem sucedida e consiga lidar de maneira correta com todos os problemas acima citados é necessário que haja um controle interno, este feito por profissionais capacitados e que consigam garantir que todas as obrigações da empresa estejam em dia, dentre eles os dois principais pilares da área tributária:
. O contador: será o responsável pelo adimplemento das obrigações principais ( pagamentos) junto ao fisco, bem como entrega das obrigações acessórias ( documentação apta contábil );
. O advogado: o advogado tributarista servirá para diminuir o impacto tributário dentro da empresa e garantir que a mesma esteja em dia com suas obrigações junto ao fisco, evitando multas e futuros problemas através do estudo da legislação, jurisprudências atuais e novas teses tributárias cabíveis ao caso;
Uma empresa bem assessorada é uma empresa segura, tanto para investimento externos quanto internos, bem como possuir uma ideal assessoria é a garantia ao empresário de que sua empresa não terá problemas e seu foco poderá ser dedicado única e exclusivamente ao ganho, lucro e consequentemente crescimento de seu negócio.
Veja uma explicação de nossos especialistas no vídeo abaixo:
Fix, Comply and Lead