Nos últimos tempos, consultórios odontológicos e dentistas têm sido alvo de um golpe que ameaça a suspensão do CRO (Conselho Regional de Odontologia) devido a supostas dívidas. Este artigo visa fornecer orientações para identificar e evitar cair nesse tipo de fraude, bem como medidas preventivas e ações recomendadas após receber uma ligação suspeita.
Detalhes do Golpe
Os golpistas não seguem um padrão fixo de números de telefone, dificultando a identificação imediata. Eles possuem informações detalhadas sobre o dentista, incluindo nome completo, endereço, nome da clínica e inscrição no CRO.
As ligações ocorrem, geralmente, de manhã ou perto da hora do almoço, criando uma sensação de urgência para que a vítima não tenha tempo de pensar claramente e tome uma decisão precipitada.
Identificação do Golpe
Há três sinais claros que indicam tratar-se de um golpe:
1. Grande Urgência:
Os golpistas impõem um prazo curtíssimo para resolver a questão, normalmente até o fim do dia. Esse senso de urgência é um forte indicador de fraude, já que é comum haver um período razoável para a resolução de pendências.
2. Grave Consequência:
A ameaça de uma consequência extremamente grave, como a suspensão do CRO, é outro sinal de alerta. Importante destacar que o STF proibiu conselhos de classe de suspender o exercício profissional por falta de pagamento de anuidade, tornando a ameaça infundada.
Da mesma forma que os órgãos de classe não podem suspender o exercício profissional por falta de pagamento de anuidade, também não podem fazer isso por dívidas de terceiros que não possuem qualquer relação com o conselho.
3. Falta de Comunicação Prévia:
Normalmente, questões como dívidas são precedidas por comunicações oficiais, seja por e-mail ou carta. A ausência de qualquer comunicação prévia é um forte indício de golpe.
Procedimento para Verificação da Autenticidade e Medidas Preventivas
1. Verificação do Telefone ou E-mail:
Pesquise na internet o número de telefone ou e-mail que enviou a comunicação. Números oficiais de órgãos, conselhos ou cartórios estão listados em sites confiáveis. Desconfie de e-mails enviados de provedores como Hotmail, Gmail, Yahoo, etc.
E-mails oficiais normalmente a identificação do órgão vem depois do @.
[email protected] – 23º Tabelião de Notas
[email protected] – Conselho Federal de Psicologia
2. Contato Direto com o Órgão:
Entre em contato diretamente com o Conselho Regional de Odontologia ou a instituição relevante. O CRO/SP, por exemplo, já alerta em suas gravações padrão sobre esse tipo de golpe.
3. Não abra arquivos suspeitos recebidos por e-mail:
Evite abrir qualquer arquivo enviado por e-mail que possa conter vírus. Muitas vezes esses arquivos vêm como se fosse notas fiscais, boletos ou outros arquivos em PDF.
4. Consulta com Advogado:
Consulte seu advogado para identificar riscos e tomar as medidas necessárias. Na Fix Compliance Assessoria Empresarial, oferecemos consultoria jurídica mensal para ajudar a identificar diversos tipos de riscos, incluindo tentativas de golpes.
5. Desconfie de Ligações e E-mails Suspeitos:
Confie apenas em e-mails oficiais e cartas. Se receber uma ligação, confirme as informações enviando um e-mail ou ligando diretamente para o número oficial do órgão.
3. Não Forneça Informações Pessoais durante a ligação.
Suporte e Recursos
Infelizmente, não há uma organização específica que ofereça suporte para dentistas vítimas desse golpe. Caso caia no golpe, é crucial registrar um boletim de ocorrência e buscar auxílio de um advogado para tentar recuperar o dinheiro.
Se quiser estar um passo à frente dos golpistas, converse com um de nossos advogados e conheça nossa consultoria jurídica e gestão de riscos, você não precisa ter medo ou ficar refém de criminosos, pessoas, empresas ou órgão mal-intencionados,
Nós estamos aqui para ser sua barreira de defesa, converse agora mesmo com um de nossos profissionais clicando no botão do WhatsApp.
Fix, Comply and Lead