Alerta de Golpe: Protegendo Dentistas Contra Fraudes

Nos últimos tempos, consultórios odontológicos e dentistas têm sido alvo de um golpe que ameaça a suspensão do CRO (Conselho Regional de Odontologia) devido a supostas dívidas. Este artigo visa fornecer orientações para identificar e evitar cair nesse tipo de fraude, bem como medidas preventivas e ações recomendadas após receber uma ligação suspeita.

Detalhes do Golpe

Os golpistas não seguem um padrão fixo de números de telefone, dificultando a identificação imediata. Eles possuem informações detalhadas sobre o dentista, incluindo nome completo, endereço, nome da clínica e inscrição no CRO.

As ligações ocorrem, geralmente, de manhã ou perto da hora do almoço, criando uma sensação de urgência para que a vítima não tenha tempo de pensar claramente e tome uma decisão precipitada.

Identificação do Golpe

Há três sinais claros que indicam tratar-se de um golpe:

1. Grande Urgência:

Os golpistas impõem um prazo curtíssimo para resolver a questão, normalmente até o fim do dia. Esse senso de urgência é um forte indicador de fraude, já que é comum haver um período razoável para a resolução de pendências.

2. Grave Consequência:

A ameaça de uma consequência extremamente grave, como a suspensão do CRO, é outro sinal de alerta. Importante destacar que o STF proibiu conselhos de classe de suspender o exercício profissional por falta de pagamento de anuidade, tornando a ameaça infundada.

Da mesma forma que os órgãos de classe não podem suspender o exercício profissional por falta de pagamento de anuidade, também não podem fazer isso por dívidas de terceiros que não possuem qualquer relação com o conselho.

3. Falta de Comunicação Prévia:

 Normalmente, questões como dívidas são precedidas por comunicações oficiais, seja por e-mail ou carta. A ausência de qualquer comunicação prévia é um forte indício de golpe.

Procedimento para Verificação da Autenticidade e Medidas Preventivas

1. Verificação do Telefone ou E-mail:

Pesquise na internet o número de telefone ou e-mail que enviou a comunicação. Números oficiais de órgãos, conselhos ou cartórios estão listados em sites confiáveis. Desconfie de e-mails enviados de provedores como Hotmail, Gmail, Yahoo, etc.

E-mails oficiais normalmente a identificação do órgão vem depois do @.

[email protected] – 23º Tabelião de Notas

[email protected] – Conselho Federal de Psicologia

2. Contato Direto com o Órgão:

Entre em contato diretamente com o Conselho Regional de Odontologia ou a instituição relevante. O CRO/SP, por exemplo, já alerta em suas gravações padrão sobre esse tipo de golpe.

3. Não abra arquivos suspeitos recebidos por e-mail:

Evite abrir qualquer arquivo enviado por e-mail que possa conter vírus. Muitas vezes esses arquivos vêm como se fosse notas fiscais, boletos ou outros arquivos em PDF.

4. Consulta com Advogado:

Consulte seu advogado para identificar riscos e tomar as medidas necessárias. Na Fix Compliance Assessoria Empresarial, oferecemos consultoria jurídica mensal para ajudar a identificar diversos tipos de riscos, incluindo tentativas de golpes.

5. Desconfie de Ligações e E-mails Suspeitos:

Confie apenas em e-mails oficiais e cartas. Se receber uma ligação, confirme as informações enviando um e-mail ou ligando diretamente para o número oficial do órgão.

3. Não Forneça Informações Pessoais durante a ligação.

Suporte e Recursos

Infelizmente, não há uma organização específica que ofereça suporte para dentistas vítimas desse golpe. Caso caia no golpe, é crucial registrar um boletim de ocorrência e buscar auxílio de um advogado para tentar recuperar o dinheiro.

Se quiser estar um passo à frente dos golpistas, converse com um de nossos advogados e conheça nossa consultoria jurídica e gestão de riscos, você não precisa ter medo ou ficar refém de criminosos, pessoas, empresas ou órgão mal-intencionados,

Nós estamos aqui para ser sua barreira de defesa, converse agora mesmo com um de nossos profissionais clicando no botão do WhatsApp.

Receba nosso newsletter

Obrigado por se inscrever erro na inscrição
× Fale com nossos especialistas