Governança Corporativa

O que é essa tal de governança corporativa que tanto ouço falar? Será que é difícil implementar? Como funcionar?

Primeiro de tudo precisamos esclarecer que governança corporativa toda empresa tem, mesmo que ela nem saiba o que é isso.

Edson Cordeiro trata da governança e dessa relação entre áreas da seguinte forma:

A governança corporativa diz respeito à maneira pela qual as sociedades são dirigidas e controladas, incluindo suas regras explícitas e tácitas, com destaque para o relacionamento entre os seus principais personagens: diretoria, conselho de administração e acionistas. Trata-se de um tema que exige uma abordagem multidisciplinar, englobando áreas como ética empresarial, gestão, liderança, psicologia social, direito, economia, finanças e contabilidade, entre outras.

(SILVA, Edson Cordeiro da. Governança corporativa nas empresas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2016, p. 40)

Em outras palavras e muito resumidamente, a governança corporativa é o modo pelo qual sua empresa é gerida, os valores que ela possui e o nível de maturidade da empresa para seguir com os valores e regras estabelecidas.

Ou seja, a governança corporativa da sua empresa pode ser bem estruturada ou não, mesmo que for estruturada pode ser boa ou pode ser ruim, pode ter aderência ou não.

 

Quanto maior uma empresa, maior a complexidade dos mecanismos de governança corporativa. Independentemente do tamanho da sua empresa, a governança corporativa traz alguns princípios que devem ser seguidos e aplicados conforme a realidade de cada empresa, área de atuação e estrutura.

Na “Fix Compliance Assessoria Empresarial” seguimos os princípios trazidos pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

É com base nesses princípios que estruturamos a governança corporativa da sua empresa, eles agregam valores às relações dos agentes para com os sócios e empresários, trazendo inclusive maior responsabilidade na atuação da empresa.

Em outras palavras ao introduzir esses princípios na empresa e, mais que isso, conseguir a aderência real dos stakeholders a estes princípios de governança a empresa além de evitar problemas e conseguir se manter de forma segura, impacta também o meio socioeconômico ao qual ela está inserida.

Esse é justamente o desafio, conseguir a introdução e aderência desses princípios e estimular nas pequenas e médias empresas a cultura de compliance.

 Conseguir esse tipo de aderência já é um trabalho difícil em empresas maiores que já estão familiarizadas com ambiente corporativo e este tipo de cultura. Por outro lado, empresas menores possuem um quadro de stakeholders muito menor e mais fácil de gerenciar, incentivar e monitorar.

Alcançar ou não esse tipo de maturidade em empresas menores, dependerá muito mais do interesse do próprio empresário e sócios em aderir a esses princípios e consequentemente cobrá-los de seus stakeholders em uma base diária do que a criação de amplos programas de compliance e procedimentos para a manutenção da governança.

Vale mencionar que a gestão de riscos, o compliance e governança corporativa são aspectos do  negócio que estão intimamente conectados, sendo a última mais ampla por  abranger os outros dois, “de modo que fazer gestão de riscos e fazer gestão de  compliance implicam a construção de padrões de governança corporativa, ainda  que se possa desmembrar em várias outras atividades e instrumentos”. (NEVES, Edmo Colnaghi; FIGUEIROA, Caio Cesar; FERNANDES, Nelson Ricardo. Gestão de Riscos. In: CARVALHO, André Castro (coord.). Manual de Compliance. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2021, p. 43.)

As atividades de gestão de riscos e de compliance não são concorrentes, mas sim complementares e convergentes entre si e possibilitam a construção de um modelo de governança de riscos bastante robusto e efetivo.

Quando falamos em governança corporativa, necessariamente estamos falando em uma aplicação de uma gestão de riscos e um programa de compliance em conjunto para formar uma estrutura de governança corporativa.

Lembre-se: governança corporativa, gestão de riscos e compliance são para todas as empresas, inclusive as pequenas e médias!

Se você é pequeno ou médio empresário já possui o interesse na governança corporativa, você já estará à frente dos seus concorrentes, pois a grande maioria das empresas não se importa com isso.

Ficou com alguma dúvida ou se interessou pelos nossos serviços?

Entre em contato através do fale conosco, por WhatsApp ou e-mail:

WhatsApp: (11) 95276-4331

E-mail: [email protected]

Fale Conosco
(DDD) + número

Receba nosso newsletter

Obrigado por se inscrever erro na inscrição
× Fale com nossos especialistas