Propriedade Industrial

A propriedade industrial é a proteção do que tem de mais valioso na empresa, as suas criações. Entre elas as marcas, patentes e desenhos industriais. Em outras palavras, a propriedade industrial protege as criações do intelecto humano que tem finalidade principal econômica, mercantil e empresarial.

Propriedade Industrial

Ela é extremamente importante para o desenvolvimento da sociedade. A humanidade só começou a se desenvolver em termos tecnológicos a partir do momento em que se começou a proteger de forma robusta a propriedade industrial, porque se as empresas não tivessem proteção da propriedade industrial, elas não criariam tecnologias se outros pudessem usufruir livremente delas.

 A propriedade industrial protege basicamente 4 bens clássicos:

·         (1) Marcas (bem mais valioso da propriedade industrial atualmente)

·         Patentes: duas espécies, (2) patente de invenção e (3) patente de modelo de utilidade.

·         (4) Desenho Industrial

 

Registro de marca

Antigamente as pessoas consumiam produtos e contratavam serviços com base na confiança em pessoas específicas, mas essa pessoalidade se perdeu com a modernidade.

Hoje em dia as empresas tentam recuperar essa relação de confiança com o consumidor através do desenvolvimento da sua marca, é por ela que sua empresa, seus produtos e serviços ficam conhecidos.

Mas não basta aplicar técnicas de branding, realizar campanhas de marketing e investir na relação com cliente sem proteger legalmente sua marca.

Para isso é necessário realizar o registro da marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI. Assim você garante a proteção dela no Brasil e ainda garante alguns direitos em outros países do mundo.

Sem registro a sua marca não está realmente protegida e pessoas podem se utilizar dela como se fossem você, se aproveitando de toda presença de marca e confiança no mercado que você lutou para construir ou pior, outra pessoa pode registrar a sua marca como se fosse dela e tentar impedir que você continue usando a marca que lutou tanto para construir.

Isso gera diversos problemas jurídicos, além de gastos para defender o seu direito à sua marca.

 Registro de patentes

Primeiro de tudo você precisa saber o que é uma patente. A nossa definição é: “patente é uma nova tecnologia, desde as mais simples até as mais complexas”.

Por exemplo, a borracha que veda o copo de vidro de requeijão já foi um objeto patenteado, assim como velcro.

Existem duas espécies de patentes:

 

Patente de Invenção: totalmente novo. É uma tecnologia totalmente nova, é uma tecnologia que não havia no mercado, nada similar, nada parecido, você partiu do zero para cria-la.

 

Patente de Modelo de Utilidade: é uma nova tecnologia, mas que serve para aprimorar ou melhorar outra já existente. Melhoria funcional. Também é chamado por parte da doutrina de pequena invenção.

Não importa o tipo de criação, se você investiu recursos para criar aquela tecnologia, é justo que você usufrua daquela criação e evite que terceiros se aproveitem da sua criação copiando-a.

Para garantir que você utilize sua nova e possua todos direitos relativos à ela, é importante pedir o registro da patente no INPI.

 

Registro de desenho industrial

Para o direito é a forma externa dos produtos (relógio, carros, móveis etc. são protegidos pelo desenho industrial). O desenho industrial protege a beleza do produto, a forma externa, a estética.

Para a proteção do desenho industrial, não se considera a aplicabilidade daquele objeto. Ela será protegida por outros aspectos da propriedade industrial, como a patente.

O desenho industrial serve para atrair consumidores e se o desenho industrial não fosse protegido, as pessoas e empresas não investiriam na contratação de mão de obra intelectual para a criação de novas obras, pois todos teriam acesso aos desenhos industriais.

 

Desenho industrial não se confunde com obra de arte, ambos são muito próximos, tratam de estética e de beleza.

A principal diferença dos dois é que o objeto protegido pelo desenho industrial, tem aplicação industrial. A obra de arte não tem aplicação industrial e é protegida pelos direitos autorais.

Ainda não entendeu o que é um desenho industrial?

Vou te dar alguns exemplos: joias, relógios, desenho de móveis, design de videogames, design de eletrodomésticos etc.

A proteção industrial dos bens imateriais da empresa é de suma importância e não devem ser negligenciados, pois qual isso acontece é onde vemos grandes injustiças ocorrem no mundo dos negócios.

São muitos serviços que oferecemos para garantir o melhor resultado para você empresário. Não queremos que você fique desamparado na proteção da sua propriedade industrial.

Ficou com alguma dúvida ou se interessou pelos nossos serviços?

Entre em contato através do fale conosco, por WhatsApp ou e-mail:

WhatsApp: (11) 95276-4331

E-mail: [email protected]

 

Fale Conosco
(DDD) + número

Receba nossa newsletter

× Fale com nossos especialistas