Notícias

A reforma tributária e o crédito acumulado de ICMS

Fix Compliance

A reforma tributária vai extinguir o ICMS e, junto com este imposto, também irá extinguir seus créditos acumulados.

Há a previsão na LC 214/2025 de que os créditos acumulados relativos aos últimos cinco anos, e desde que homologados, possam ser compensados a partir de 2033 em 240 parcelas (20 anos), com o IBS. O crédito passível dessa compensação deve ser homologado previamente pelo seu Estado de Origem, homologação esta que pode retroagir somente aos últimos cinco anos (2028).

No entanto, essas previsões em Lei Complementar nem sempre se concretizam, a exemplo da Lei Kandir LC 87/96, que previu o direito ao crédito amplo sobre material de consumo e nunca foi e nunca será colocado em prática, vez que este direito concedido em 1996 foi prorrogado até 2033 pela LC 171/2019, exatamente ano em que o ICMS será extinto.

 

O que o legislador não lhe conta é que não é preciso esperar até 2033 para monetizar esses saldos credores do ICMS. No Estado de São Paulo, através da IN SRE 65/2023, já é possível homologar e transferir esses saldos credores de ICMS das empresas.

Nas demais unidades da federação, esta homologação pode ser feita a qualquer tempo, mediante requerimento específico embasado no regulamento do ICMS de cada Estado.

É possível agora, em 2025, homologar o crédito relativo aos últimos cinco anos. Após a homologação, este crédito passa a equivaler a dinheiro e pode ser transferido para outras empresas. É importante dizer que, mesmo no processo administrativo, a entrada de processo de homologação interrompe a prescrição dos 5 anos, garantindo assim o direito.

 

Para ser transferido, o saldo credor deve ser previamente aprovado (homologado) pela Secretaria Estadual da Fazenda. A partir deste momento, passa a se chamar crédito acumulado.

Trata-se de um processo administrativo fiscal, composto de algumas etapas, dentre as quais a geração de arquivo eletrônico no formato específico com as hipóteses geradoras de crédito acumulado.

A adequada instrução do processo, com requerimentos e petições demonstrando para a Fazenda como ocorreu a geração do saldo credor acumulado e quais as hipóteses legais previstas no RICMS, facilitam a análise do fisco, além de acelerar sua aprovação e deferimento.

A reforma tributária e o crédito acumulado de ICMS

Por que Escolher a Fix Compliance?

Na Fix Compliance, entendemos que cada pequena empresa é única e merece um atendimento personalizado. Nossos serviços de assessoria contábil e jurídica contábil são projetados para atender às necessidades específicas do seu negócio, oferecendo suporte completo e integrado.

Experiência Comprovada: Com anos de atuação no mercado, a Fix Compliance já ajudou inúmeras pequenas empresas a alcançarem suas metas financeiras e a manterem-se em conformidade com a legislação.

Equipe Altamente Qualificada: Nossa equipe é composta por contadores e advogados especializados, sempre prontos para oferecer soluções práticas e eficazes para os desafios do seu negócio.

Compromisso com a Excelência: Na Fix Compliance, estamos comprometidos em oferecer o melhor serviço, com atendimento personalizado, preços competitivos e resultados que realmente fazem a diferença.

Custo-Benefício: Com a Fix Compliance, você reduz custos e aumenta a eficiência, sem comprometer a qualidade.

Conformidade Legal: Evite surpresas desagradáveis com o Fisco; nossa equipe garante que sua empresa esteja sempre em dia com suas obrigações.

Segurança e Tranquilidade: Delegue as responsabilidades contábeis a quem entende do assunto e tenha a tranquilidade de que tudo está sendo feito corretamente.

Crescimento Sustentável: Com mais tempo e recursos, sua empresa pode focar em expandir suas operações e conquistar novos mercados.

 

Fale Conosco
(DDD) + número

Receba nosso newsletter

Obrigado por se inscrever erro na inscrição
× Fale com nossos especialistas